Um novo olhar para a maternidade atípica

O Projeto "Um novo olhar para a maternidade atípica" é uma parceria da ONG Falando sobre o Autismo e a Fundação Grupo Volkswagen. Dentro de todo o universo do autismo as mães atípicas muitas vezes são negligenciadas e sacrificam sua saúde emocional, pois não são acolhidas e não contam com uma rede de apoio para superar os desafios dessa jornada. Na maioria das vezes elas recebem títulos romantizados como: "guerreira" ou "heroína" - o que já aumenta o cargo de responsabilidade sobre elas - como se não pudessem pedir ajuda porque conseguem dar conta do recado. Em nossos encontros às quartas-feiras, proporcionamos um lugar onde a mãe atípica será ouvida, respeitada e valorizada. Enquanto a criança estiver na escola ou terapia, a mãe estará conosco, produzindo, se divertindo, trocando experiências e aprendendo um novo ofício.

Saiba mais
imagem com relacionada ao projeto

Mães atípicas também sabem EMPREENDER

Pelo segundo ano a ONG Falando sobre o Autismo venceu mais um edital da Fundação Grupo Volkswagen e agora presenteará as mães selecionadas com um curso de capacitação do SEBRAE sobre empreendedorismo para as mulheres. Além de mais de 60 horas de mentoria, as mães atípicas receberão 100h de consultoria individualizada, para que cada projeto seja analisado de forma única e personalizada. Além disso as mães receberão computadores, celulares e kit multimídia para que consigam profissionalizar as suas vendas e consigam usar a internet e as redes sociais como uma ferramenta de venda. Nosso objetivo é oferecer as mães uma oportunidade - tanto com equipamentos como com qualificação - para que ela consiga empreender de forma segura, potencializando suas ações de vendas e assim conseguindo uma renda extra.

Saiba mais
imagem com os itens feitos pelas mães

Rodas de acolhimento com as Psicólogas

Todas as segundas e sextas-feiras recebemos as mães atípicas aqui na ONG Falando sobre o Autismo para uma roda de acolhimento com a mediação das psicólogas Ana Caroline B. da Cruz e Juliana de Melo. Além do acolhimento as nossas mães, promovemos o equilíbrio emocional, saúde mental e melhoria na qualidade de vida delas. Com esse fortalecimento nossas mamães sentem-se mais amparadas para superar seus desafios pessoais.

A psicóloga Ana Caroline é a idealizadora @institutoombroamigo e do @cuidandodemaesatipicas e a psicóloga Juliana faz um lindo trabalho na Clínica Neuro Intensiva em Curitiba.

Não é necessário agendar! Basta comparecer 💖 SEG - Psico Juliana - 13h30 às 15h SEX - Psico Ana Caroline - 14h às 15h30 Rua Aristides Borges de Macedo, 195 - Pedro Moro - SJP

imagem com relacionada ao projeto

Missa Azul

Uma vez por mês a ONG Falando Sobre o autismo realiza a Missa Azul em São José dos Pinhais.

Por isso temos o imenso prazer de convidar toda a comunidade para este evento tão especial. Toda cerimônia é pensada com muito amor e cuidado para que os autistas e seus familiares encontrem um ambiente tranquilo e adaptado às suas necessidades. A diferença entre a missa tradicional e a missa azul é que ela foi totalmente adaptada, reduzindo o volume do som durante a cerimônia e o seu tempo de duração. Com isso possibilitamos a inclusão dos autistas em todos os ambientes. Também convidamos um intérprete de libras para incluir outras deficiências.

Convide a família, os amigos e a comunidade. E fique de olho nas redes sociais para saber o dia certo da próxima Missa Azul.

imagem com relacionada ao projeto

Palestras em escolas e empresas

Um dos objetivos da ONG Falando dobre o autismo é promover o conhecimento sobre o autismo. Por isso, nos disponibilizamos para fazer rodas de conversa em escolas, faculdades, empresas e igrejas.

Caso você tenha interesse em um encontro ou roda de conversa para falar sobre o Autismo, mande uma mensagem para: (41) 99255-8739 / Antônia Antônia Cia é psicopedagoga especialista em Educação Especial. Pós graduada em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual. E avó do Luan, autista de 20 anos.

imagem com relacionada ao projeto

Dia das Mães

Aqui está o efeito de um dia de amor e autocuidado. Um dia inteirinho só pra elas! Para cuidarem dos cabelos, das unhas, fazerem maquiagem e tirarem fotos sem se preocupar com nada.

A Bibi e a Lari ganharam um respiro na rotina da maternidade atípica. E sabe aquele brilho no olhar que estava meio sumido? Pois bem, ele está ali. ✨💖 A gente só precisa dar uma ajudinha para que essas mães aproveitem um dia de folga, sem culpa.

A sorte é que a ONG Falando sobre o Autismo conta com a ajuda de parceiros maravilhosos nessa jornada de acolhimento a maternidade atípica. Obrigada @cris.concept e @ana.brambilafotografia por esse dia de muito amor e diversão para as nossas mães. Se a gente já se sente orgulhosa desse projeto, imagino vocês que construíram um dia de sonhos para elas.

Obrigado a todos os envolvidos!

imagem com relacionada ao projeto

Escaneie o QR-CODE abaixo para fazer sua doação via PIX

qr code para doações