Um novo olhar para a maternidade atípica
O projeto “um novo olhar para a maternidade atípica” é um sonho da ONG Falando sobre o autismo há muitos anos. Dentro de todo o universo do autismo as mães atípicas muitas vezes são negligenciadas e sacrificam da sua saúde emocional, pois não são acolhidas e não contam com uma rede de apoio para superar os desafios dessa jornada. Na maioria das vezes elas recebem títulos romantizados como: “guerreira” ou “heroína” - o que já aumenta o cargo de responsabilidade sobre elas - como se não pudessem pedir ajudar porque conseguem “dar conta do recado”.
Um estudo de 2014 revela que mães com filhos com TEA ou com deficiência intelectual adoecem muito mais que mães sem filhos com deficiência. O estudo revela, que no caso de filhos com autismo, as mães atípicas tem 40% mais chance de morrer de câncer e quase 200% mais chance de morrer por resultado de outras doenças. * Esse é um sinal claro - e muito preocupante - que essas mães sofrem de um nível de stress físico e emocional extraordinariamente maior do que a maternidade normal. A justificativa para isso é que quando a mãe tem um filho com deficiência a vida dela é profundamente transformada. Muitas precisam deixar seus empregos, por conta das inúmeras terapias que e o seu filho tem que fazer. Outras são abandonadas por seu companheiros tendo que se desdobrar nos cuidados com a criança.
A grande maioria perde o seu círculo de amizades porque os filhos nem sempre conseguem acompanhá-las em passeios simples, como ir ao shopping ou ao cinema, porque as crianças tem uma série de demandas e o tumulto, o barulho podem desencadear muitas crises. E finalmente, com tantas responsabilidades acumuladas, essas mães abandonam seus cuidados e deixam sua saúde em 2º lugar.
O nosso projeto “um novo olhar para a maternidade atípica” quer resgatar o brilho dessas mulheres. Quer proporcionar um lugar onde ela será ouvida, respeitada e valorizada. Enquanto a criança estiver na terapia ela vai estar conosco, produzindo, trocando experiências e aprendendo um novo ofício. Ofereceremos cursos de tricô, crochê, artesanato e costura, com professores voluntários.
Nosso objetivo é que além de produzir e se distrair, esta mãe consiga aumentar a sua renda sem sair de casa. Os cursos programados são: tricô e crochê (iniciante e profissional), patchwork, corte e costura inicial, confecção de pijamas infantil e adulto e aulas de artesanato com o processo de decupagem. Contamos com o seu apoio para a realização desse projeto. Vamos juntos resgatar a alegria de muitas mães.







